quarta-feira, 21 de julho de 2010

Aprender e Ensinar Ciências Naturais no Ensino Fundamental

É possível verificar que que o uso de uma estratégia de trabalho diferenciada pode ressultar em construção de conhecimentoque vai além de simples transmissãodos mesmos, desenvolve as potencialidadesdos alunos no sentido de torná-los ciddãos, estimulando o raciocínio, o desenvolvimentodo senso crítico eos valores humanos, além de incentivar o gosto pela ciência, que por muitae encontra-se distanciadada realidade do aluno.
a estratégia metodólogica usada fazcom que o aluno se comprometasse com o processo de  ensino-aprendizagem, tornando-se  cúmplice do professor. Ambos deixaram de caminhar em direções opostas e passaram a buscar alternativas para os problemas, encarar os desafios, enfrentar os obstáculos, enfim passaram a crescer e aprender juntos. Os alunos participam do processo de aprendizagem, surgerindo, discutindo, argumentando. Uma escola onde o aluno passa a fazer parte do processo de aquisição do conhecimentotorná-se agradável, instigadora, um lugar onde o aluno vai poder utilizar seus talentos e além de aprender conhecimentos novos, associando á sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário